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Apostila Concurso TCE PB 2018 - Agente de Documentação


Apostila completa e atualizada para o Concurso do Tribunal de Contas do Estado do Pernambuco - TCE PB, para o cargo de Agente de Documentação. Material com todo o conteúdo cobrado no último edital publicado.

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Apostila Concurso TCE PB - Agente de Documentação

Edição: 2017
Formato: Impresso
Páginas: 346
Editora: Opção

CONTEÚDO:

- Língua Portuguesa
- Direito Constitucional
- Noções de Administração de Recursos Materiais
- Noções de Administração Pública
- Noções de Informática
- Organização de Documentos
- Atendimento ao Público
- Legislação Específica

GRÁTIS: CD ROM de Apoio com Testes, Dicas e 01 (uma) Vídeo Aula de Português e Matemática.

 

CONTEÚDO DETALHADO:

Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação.  5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Direito Constitucional
1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais.
3 Organização político-administrativa do Estado. 3.1 Administração pública. 3.2 Servidores públicos. 3.3 Fiscalização contábil, financeira e orçamentária.

Noções de Administração de Recursos Materiais
1 Classificação de materiais. 1.1 Tipos de classificação.1
2 Gestão de estoques.
3 Compras. 3.1 Modalidades de compra. 3.2 Cadastro de fornecedores.
4. Compras no setor público; 4.1 Edital de licitação.
5 Recebimento e armazenagem. 5.1 Entrada. 5.2 Conferência. 5.3 Critérios e técnicas de armazenagem.
6 Gestão patrimonial. 6.1 Controle de bens. 6.2 Inventário. 6.3 Alterações e baixa de bens.

Noções de Administração Pública
1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
2 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; administração direta e indireta.
3 Gestão de processos.
4 Gestão de contratos.
5 Noções de processos licitatórios. 5.1 Conceito, finalidades, princípios e objeto. 5.2 Modalidades. 5.3 Dispensa e inexigibilidade.

Noções de Informática
1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).
2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice).
3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing).
4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Organização de Documentos
1 Processo e procedimento.
2 Autuação.
3 Formalização de autos.
4 Registros e protocolos físicos e virtuais.
5 Tramitação de documentos.

Atendimento ao Público
1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade.
2 Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; Comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua.

Legislação Específica
1 Constituição do Estado da Paraíba. 1.1 Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (art. 70 a 77)
2 Lei nº 18/1993 (Lei Orgânica do TCE/PB).
3 Resolução Normativa TC nº 10/2010 (Regimento Interno do TCE/PB).
4 Lei Complementar Estadual nº 58/2003 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba).

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